Atualização Mensal | Carteira de Fevereiro 2019!

March 20, 2019



Antes tarde do que nunca, como diz o velho ditado!

Devido a minha previdência privada, o fechamento do mês é sempre tardio, por volta do dia 15 do mês seguinte... mas tudo bem! Vamos lá!


No mês de fevereiro a carteira fechou com rentabilidade de 0,7%, impactado principalmente pelas posições em Tesouro Direto. Em comparação à Janeiro, a rentabilidade foi bem menor (Janeiro obtive rentabilidade de 5,2%!!).  Se compararmos ao CDI, a carteira de fevereiro obteve retorno de 134% do CDI (que foi de 0,49% para o mesmo período!).

Atualmente a carteira está segmentada da seguinte forma:

Como se pode observar, há ALTA CONCENTRAÇÃO no Tesouro Direto, investimento que realizo desde meados de 2014 (cheguei a ter 100% da carteira em Tesouro). Assim, durante esse período consegui comprar títulos com ótimas taxas, que agora têm me trazido rentabilidade excelente, após o fechamento da curva de juros.

Em relação a Previdência, apesar dos diversos comentários negativos da internet sobre, invisto em um plano de Previdência Privado Fechado da minha própria empresa. Além do benefício de redução da base de Imposto de Renda, para cada um real que coloco, a empresa aporta o mesmo valor, e não há cobrança de taxa de administração, entrada ou carrego. Excelente!

Por fim, a carteira de ações está no início ainda, composta apenas por uma pequena quantidade de ações da OIBR3, empresa que esta passando por Recuperação Judicial, e acredito que com a entrada de uma boa Administração (cogita-se Amos Ganish, ex-Vivo e Tim), haverá melhoras na Companhia. Veremos!

Para os próximos meses:

  • Iriei aumentar minha posição em ações;
  • Começarei minha carteira da FIIs (como você pode ver nesse post aqui)
  • Mudarei o plano de previdência para um perfil mais arrojado, com até 15% em renda variável, apostando no Ibovespa para esse ano
Desta forma, o objetivo de segmentação da carteira até o final do ano é:
  • 50% em Renda Fixa / Tesouro
  • 20% em Previdência
  • 15% em FIIs
  • 10% em Ações
  • 5% Poupança
Em relação ao acompanhamento da carteira, uso uma planilha (com várias adaptações) do Ele Não Surfa Nada!, que você pode baixar aqui!  Pretendo continuar melhorando para minhas necessidades, como automatizações e outas visualizações, como segregação dos títulos do Tesouro Direto, por exemplo!

E aí, o que você achou! Comente aí e deixe suas impressões sobre minha carteira! 

Abs!



You Might Also Like

0 Comentários

AVISO LEGAL!

As informações contidas neste blog não constituem oferta ou recomendação de compra de nenhum ativo, sejam eles ações, produtos de renda fixa, fundos de investimento imobiliário ou qualquer outro produto.

Este blog tem como único e exclusivo objetivo compartilhar informações com seus leitores.

Os investidores devem sempre buscar orientação profissional para realização de seus investimentos e conhecimento legal sobre impostos ou legislação.